Hormonas vegetais
As hormonas vegetais são substâncias químicas orgânicas, produzidas em pequenas quantidades em certas zonas das plantas e transportadas para outros locais onde influenciam o seu desenvolvimento e metabolismo. São cinco os grupos de hormonas vegetais que se encontram resumidos no quadro seguinte.
A actividade das hormonas vegetais está dependente de factores extrínsecos como a luz, temperatura e humidade. Estas hormonas não actuam isoladas, mas os efeitos na planta dependem da sua interacção.
Os reguladores de crescimento são substâncias sintéticas, quimicamente semelhantes às hormonas vegetais, e são utilizadas no controlo artificial de certos processos, como a floração e o amadurecimento de frutos, germinação, uniformização do tamanho dos frutos, entre outros.
Hormonas vegetais ou fito-hormonas
O crescimento e o desenvolvimento das plantas são fortemente influenciados por estímulos como a luz, a gravidade, a temperatura e o contacto com outras plantas ou com qualquer objecto. Como resposta a esses estímulos, determinados órgãos executam movimentos variados.
Os movimentos das plantas passam despercebidos por serem muitos lentos, mas têm sido objecto de muitas investigações. Algumas experiências permitiram comprovar a existência de hormonas vegetais ou fito-hormonas.
Hormonas vegetais ou fito-hormonas - Contrariamente às hormonas animais, as hormonas vegetais são, geralmente, sintetizadas por células não especializadas. Os seus efeitos são variáveis, não induzindo uma resposta sempre idêntica, dependendo a sua acção de diversos factores, quer intrínsecos à planta, quer provenientes do meio ambiente.
Diversas hormonas vegetais têm sido produzidas em laboratório, sendo aplicadas artificialmente nas culturas, de forma a obter efeitos desejados, como indução da floração, promoção do crescimento ou formação de frutos, entre diversos outros. Embora existam diversos esquemas de classificação das hormonas vegetais, elas podem ser agrupadas em cinco grupos principais: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e inibidores.
Várias hormonas vegetais (fitohormonas) foram já identificadas, dependendo os seus efeitos do local de acção, do estado de desenvolvimento da planta e da concentração da hormona. As fitohormonas actuam em doses muito pequenas e muitas vezes em interacção; dessa interacção resultam respostas das células-alvo. Após actuarem são degradadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário