Métodos Indiretos
O campo magnético terrestre
tem invertido a sua polaridade ao longo dos tempos.
Polaridade Normal
O polo norte magnético está
junto do polo norte geográfico.
Polaridade Inversa
O polo norte magnético está
junto do polo sul geográfico.A mudança de uma polaridade normal para uma polaridade inversa designa-se por inversão do campo magnético.
2.Geomagnetismo
Os minerais ferromagnéticos ficam orientados, de acordo com o campo magnético vigente no momento da sua génese.
Paleomagnetismo
Certas rochas retêm uma "memória" do campo magnético terrestre na altura da formação dos minerais ferromagnéticos que contêm.
-O campo magnético que fica registado na rocha chama-se campo paleomagnético.
O paleomagnetismo corresponde ao registo histórico dos campos magnéticos terrestre existentes ao longo da história geológica.
A análise das inversões de polaridade do campo magnético terrestre no fundo do Oceano Atlântico permitiu concluir que estas eram simétricas em relação ao rifte. Este facto veio apoiar a teoria da expansão dos fundos oceânicos.
3.Gravimetria
Ramo da geofísica que se ocupa dos cálculos e das medições da aceleração da gravidade em vários locais da terra.
Anomalias Gravimétricas: surgem quando não se verificam os mesmos valores da aceleração gravítica, logo para a força da gravidade, na superfície terrestre.
Anomalias Gravimétricas: por convenção considera-se que o valor normal da força gravítica, ao nível médio das águas do mar, é zero. Logo, as anomalias podem ser:
-Positivas: gravidade superior a zero ou aceleração da gravidade acima do valor médio;
-Negativas: gravidade abaixo de zero ou aceleração da gravidade inferior do valor médio.
4. Densidade
A densidade média da Terra é de aproximadamente 5,5 g/dm cúbico e os valores médios da crusta terrestre são aproximadamente 2,0 g/dm cúbico.
Ou seja, a densidade das rochas aumenta com a profundidade.Porquê ? A maior pressão a que os materiais estão sujeitos com o aumento da profundidade provoca uma compressão ( diminuição do volume) dos materiais o que, em parte, explica o aumento da densidade com a profundidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário