Vulcanologia (estudo direto)
É o estudo de todas as manifestações vulcânicas.
Os principais tipos de vulcanismo são o vulcanismo Erutivo, caracterizado pela ocorrência de erupções vulcânicas do tipo de vulcanismo Central ou Vulcanismo Fissural; E o Vulcanismo Residual, caracterizado pela atividade vulcânica não erutiva como as fumarolas, géiseres e nascentes termais.
Uma atividade vulcânica é caracterizada pela emissão de materiais vulcânicos no estado sólido, líquido e gasoso. As estruturas naturais que permitem a libertação desses materiais no interior do nosso planeta chama-se aparelhos vulcânicos.
O aparelho vulcânico do vulcanismo do tipo central chama-se vulcão e é, geralmente, formado pelas seguintes estruturas:
No tipo de vulcanismo do tipo fissural as erupções ocorrem ao longo de fraturas ou fendas da superfície terrestre.
O Magma é um material de origem profunda, formado por uma mistura de silicatos em fusão (rocha fundida) entre os 800º e os 1500ºC. Este, é constituído por materiais em suspensão (sólidos); materiais silicatados fundidos (líquidos) e vapor de água, dióxido de carbono e dióxido de enxofre (Gasoso).
As erupções vulcânicas podem ser calmas (efusivas) ou violentas (explosivas). As efusivas libertam piroclastos (bombas mas não cinzas), lava fluida e gases; As explosivas libertam piroclastos (bombas, lapilli e cinzas), lava viscosa e gases.
Sem comentários:
Enviar um comentário